Natural de Viana do Castelo, começou a estudar violino aos cinco anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Depois de obter o diploma de ensino artístico especializado, ingressa na classe de Eliot Lawson e Ilya Grubert na Universidade do Minho em Braga e consegue o diploma de Licenciatura. Após terminar os estudos em Braga, ingressa na classe de Sergiu Schwartz na Haute École de Musique de Lausanne – Site de Sion e obtém o diploma de Mestrado de Concerto. Paralelamente aos estudos na Suíça, Bernardo inicia o trabalho regular com Yair Kless na Scuola di Musica di Fiesole, Itália, por quem continua a ser acompanhado ao dia de hoje.
Obteve menções honrosas no concurso Paços Premium – Nível Superior e no Concurso Internacional de Cordas Academia de Música Fernandes Fão, o 2o prémio no Concurso de Música de Vila Verde (em trio) e obteve o 3o prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão – Nível Superior.
Bernardo colaborou, entre outras, com a Orchestre de Chambre de Lausanne, Royal Concertgebouw Orchestra, e a Ópera Lausanne em projetos que lhe permitiu ter digressões por toda a Suíça e pelo Butão. Mais recentemente, em Portugal, tem colaborado com a Orquestra da Costa Atlântica, Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra Gulbenkian, entre outras.