Nascido em Viana do Castelo, Bernardo começou a estudar violino aos cinco anos de idade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga.
Após a obtenção do diploma do ensino artístico especializado, integrou a classe de Eliot Lawson e Ilya Grubert, na Universidade do Minho, em Braga, tendo obtido o grau de licenciatura. Após concluir os seus estudos em Braga, ingressou na classe de Sergiu Schwartz na Haute École de Musique de Lausanne – Site de Sion e obteve o diploma de Mestrado em Concerto. Paralelamente aos seus estudos na Suíça, Bernardo começou a trabalhar regularmente com Yair Kless na Scuola di Musica di Fiesole e mais tarde foi financiado pela fundação GDA para frequentar um curso anual com Klaidi Sahatçi em Roma.
Obteve menções honrosas no concurso Paços Premium – Nível Superior e no Concurso Internacional de Cordas Academia de Música Fernandes Fão, e obteve o 3º prémio no Concurso Internacional Cidade do Fundão – Nível Superior.
Colaborou, entre outras, com a Orchestre de Chambre de Lausanne, Royal Concertgebouw Orchestra, e a Opera Lausanne em projectos que lhe permitiram realizar digressões pela Suíça e pelo Butão. Mais recentemente, em Portugal, tem vindo a colaborar com a Orquestra do Norte com contrato a termo e, em regime de reforço com a Orquestra do Algarve e Orquestra Gulbenkian, entre outras.
Tem também desenvolvido outros projetos, tendo feito parte do corpo diretivo da Associação Musical Sinfonietta de Braga que se destaca pela criação de várias atividades culturais na cidade de Braga. O envolvimento de Bernardo com esta associação estendeu-se a várias vertentes, de onde se destaca o desenvolvimento e gestão das primeiras duas edições do Festival Arcada, evento que ganhou relevância no panorama dos instrumentos de corda friccionada a nível Nacional, contando com a presença de grandes nomes do ensino e performance a nível também nacional e europeu.
.